Equipa
Carlos Ribeiro, o puto de Óbidos que queria conhecer o mundo (fundador)
Homem desassossegado e dono de grande espírito criativo, deixou a escola aos 12 anos para trabalhar com o pai como aprendiz de pedreiro. Filho de Ápio Ribeiro, conhecido no concelho de Óbidos por ser muito desenrascado e Rosa da Cunha, uma minhota imbuído de grande espírito empreendedor, Carlos Ribeiro torna-se eletricista e, na entrada na maioridade, exerce essas funções na Câmara Municipal de Óbidos, onde pratica a facilidade em resolver problemas. Nesse período, fortalece o contacto com a fotografia também ao serviço do município, em cujo mundo entrou pela objetiva de um tio, que foi o responsável pela introdução das Pousadas em Portugal, nomeadamente a Pousada do Castelo, em Óbidos, a segunda a abrir no país, onde Carlos Ribeiro foi rececionista décadas mais tarde e trabalhador-estudante e onde aprendeu línguas. Aos 22 anos, compra o primeiro UMM com o dinheiro das poupanças, na feira do 15 de Agosto nas Caldas da Rainha, por 964 contos, sendo que o interesse pelos jipes começou pela proximidade com o quartel de bombeiros de Óbidos, servindo como cadete. Chega a assessor do vereador da Cultura, mas decide sair para trabalhar em Lisboa, na Europcar, abrindo, depois, as instalações da empresa em Leiria e na Nazaré. Cresceu profissionalmente na empresa de rent-a-car, até que um anúncio na Gazeta das Caldas a pedir vendedores para a Fiat lhe chamou a atenção. Entra para a Auto Oeste e, como não conseguia estar parado, cria o Clube Panda 4×4, juntamente com o patrão Júlio Marques dos Santos, que reuniu centenas de apaixonados por aquele veículo todo-o-terreno. Este foi o seu primeiro grande passo na organização de atividades todo-o-terreno e revelou-se uma grande escola, patenteando o espírito aventureiro que o caracteriza. A aventura da descoberta é o que mais o fascina. E não é preciso ir ao fim do mundo para descobrir algo de interesse.
Dando continuidade à sua veia empreendedora, em 1989 funda a PROMÓBIDOS, abandona a Auto Oeste e simultaneamente adquire a Escola de Línguas The English Centre. Nesse mesmo ano abriu as filiais da escola em Peniche e Benedita, passa de uma para três escolas e o número de alunos dispara, até se consolidar como uma referência no ensino de línguas no Oeste nas décadas seguintes. Paralelamente coloca no mercado a Promóbidos, que se torna numa das maiores empresas de eventos do país, especializada no setor automóvel. Entre muitas ações de grande relevo, realizou no Algarve, em 2000, a Jeep Adventure e em Óbidos, em 2005, o lançamento mundial do Nissan Pathfinder. Neste período, é membro-fundador e primeiro vice-presidente da Federação Portuguesa de Todo-o-Terreno Turístico e faz a abertura do importador Mitsubishi Motor no Arquipélago de Cabo Verde.
Dono de um gosto enorme pela história, pela leitura e pela escrita criativa criou, em 1998, na aldeia do Carregal, a única escola de condução de todo-o-terreno do país. Investiu o equivalente a 150 mil euros para reabilitar uma antiga taberna, que tinha piso em terra batida. O Centro de Condução Todo-o-Terreno foi uma referência durante vários anos, até ter sido vendido.
Em março de 2016, vende a Promóbidos, e é convidado a trabalhar como consultor de marketing e vendas de alguns dos seus antigos clientes. Assume, ainda, a formação de produto e o lançamento de algumas unidades especiais pesadas. Depois dos incêndios de 2017, protagoniza a maior venda de pick-ups 4×4 jamais efetuada no nosso país para o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, com a entrega de 380 Mitsubishi L 200.
Com a irmã cria a Palcotarget, Lda, que rapidamente se torna na maior empresa de gestão de lojas de artesanato em Óbidos. Hoje gere, essencialmente, a Pedra Viva, holding que gere a parte imobiliária dos seus negócios.
Alexandre Correia (diretor honorário)
Diretor da revista Todo Terreno, tem uma carreira de jornalista com mais de 40 anos de experiência. Colaborou com o semanário Se7e e passou pelas redações de títulos como Motor, AutoSport, Volante e Auto Foco, colaborando ainda com Expresso e Diário de Notícias, entre outros. Especialista no desporto automóvel, escreveu para os jornais desportivos Record e O Jogo e colaborou com a RTP e Rádio Renascença.
Pelo seu entusiasmo desde a primeira hora para com o projeto, amizade pessoal, conselhos e sugestões, Alexandre Correia é um querido amigo de muitas andanças fora de estrada. O cargo de diretor honorário é o reconhecimento por três décadas de sã camaradagem e muitos trilhos e obstáculos partilhados. A Revista Todo Terreno é a mais antiga e prestigiada publicação do setor do país.
Filipa Cunha (diretora)
Iniciou a carreira em marketing educacional para o ensino superior, dando esta experiência origem à criação de um projeto inovador designado Inspiring Future, que está hoje na maior parte das escolas secundárias do país. Este projeto ganhou o primeiro prémio de empreendedorismo social em 2015 pela Acredita Portugal. Conta com vários anos de experiência na criação e entrega de formação para jovens e adultos, na gestão de equipas e recursos humanos. Hoje é diretora do centro educativo de tecnologias criativas – TUMO Coimbra.