História - Jeep
ASSIM NASCEU UM MITO
Born for war, ready for peace
A entrada dos EUA na 2ª Grande Guerra (1939-1945), em 1941, determinou a necessidade de conceber um veículo ligeiro, multiusos, versátil, leve, de simples construção e rápida reparação, capaz de substituir com eficácia cavalos e motos e, essencialmente, com capacidade para evoluir em todos os terrenos e palcos de operações.
Colocado o desafio aos construtores pelo exército americano, o prazo para a presentação de propostas, bem à americana, foi de 49 dias. Das cerca de 135 empresas contactadas, só a pequena Bantam apresentou um protótipo viável.
Nasceu assim o primeiro veículo 4×4 ligeiro do mundo.
Entre 1942 e 1945, a Bantam Car Company, que havia de fabricar os famosos reboques para serem atrelados aos jeep, Willys Overland e Ford Motors Company, construíram para o esforço de guerra cerca de 635.000 unidades do modelo MB (Military – modelo “B”), os quais foram distribuídos aos aliados incluindo a União Soviética, protagonizando uma autêntica revolução nos campos de batalha da Europa, África e Ásia. “Uma das quatro melhores armas da guerra”, escreveu o general Dwight Eisenhower.
Terminado o conflito em 8 de maio de 1945, 70 dias mais tarde a Willys Overland, consciente da drástica redução das encomendas por parte do exército no pós-guerra e acreditando no potencial do veículo para uso civil, numa manobra de marketing que fica para a história, lança no mercado o modelo CJ-2, (exemplar em exposição) dirigido inicialmente a agricultores, empresas mineiras e de exploração florestal, entre tantos outros. O sucesso foi total e imediatamente teve início a sua construção sob licença noutros países. O modelo foi copiado por outras marcas um pouco por todo o mundo, o que viria a dar lugar a outros grandes mitos de viaturas de todo o terreno.
Com um percurso atribulado, a patente foi passando ao longo dos anos por vários construtores. Em 2020, a The American Greatest Vehicle comemorou o seu 70º aniversário.
A saga continua…