Galeria - Outras Marcas em Exposição
Os veículos todo-o-terreno foram concebidos como ferramenta de guerra, mas após o conflito que terminou em 1945 e apenas 70 dias depois do Armistício, depressa a Jeep (criadora do primeiro 4×4 e, mais uma vez, pioneira) lança uma gama de modelos para uso civil, nomeadamente: agricultura, exploração florestal e mineira, entre outros. Pela sua versatilidade e capacidade de evoluir em terrenos da maior dificuldade, depressa um sem número de aventureiros, exploradores e cientistas passaram a utilizar estes veículos para acederem a locais mais remotos, mesmo nos EUA, com uma superfície enorme e ao tempo ainda não inteiramente conhecida.
O jipe é uma ferramenta que pode proporcionar todas estas vertentes e na coleção do Óbidos Off-Road Center é convidado a viajar no tempo e na história de várias marcas e modelos.
Veículos em exposição:
Construídos entre 1958 e 1968 das cerca de 21000 unidades deste modelo esta é o chassi 17014. Adquirida à JJ Gonçalves Sucessores pelos Bombeiros de Óbidos em 1968 por 80.000 com o subsídio da Inspeção Geral de Crédito e Seguros de 78.000 escudos em 1966. conduzido de Lisboa para Óbidos pelo Ajudante de Comando Luís Octávio de Sousa Garcia. O fundador do Óbidos Off Road Center então com 6 anos, foi com o pai, Ápio Ribeiro, Bombeiro Chefe ao alto das Gaeiras esperar o carro num Jeep Willys CJ-A ainda em serviço protocolar da Corporação. Este foi o 1º veículo novo a diesel dos Bombeiros de Óbidos.
Veículo adquirido pelos Bombeiros Voluntários de Arraiolos para combate a incêndios. Originalmente estava equipado com um motor a gasolina. Devido aos altos consumos, passou a por troca com uma viatura igual da região de um motor diesel. O dador ainda circula com o original a gasolina. Transportou a imagem peregrina de Nossa Senhora na sua visita ao concelho de Óbidos entre ????? e ??????
Importado da Alemanha, foi equipado com um bloqueio do diferencial de traseiro a 100%.
Após os modelos séries I, II e III, o Defender apresenta-se como um dos todo-o-terreno mais conhecidos a nível mundial. Afirma-se pelas suas linhas inconfundivéis. Em 2016 a Land Rover terminou a sua produção.
A Bantam Car Company foi a única empresa que apresentou um protótipo viável ao desafio do exército americano para a construção do que viria a ser o icónico Jeep. Com problemas financeiros e sem linhas de montagem capazes de dar resposta às solicitações, viu (hoje inconcebível) o seu projecto do futuro Jeep às concorrentes Willys e Ford.
Ganhou o contrato da construção dos famosos reboques militares e para equipar a Cruz Vermelha, como é o caso deste exemplar.
Ciclomotor adquirido pela Câmara de Valença para os serviços de fiscalização.