Da autoria do poeta Alexandre O Neill, poeta e publicista, esta foi a frase de mote da campanha promocional levada a cabo pelo Estado Novo em 1969, para promover o turismo interno e que ficou no ouvido dos portugueses. Desconhece-se o seu resultado efetivo.
O que sabemos é que a pratica do todo o terreno turistico que “explodiu” cerca de uma década mais tarde, foi sem duvida um dos melhores meios de levar milhares de portugueses a DESCOBRIR esse desconhecido Portugal de norte a sul, das suas aldelas tipicas, a sua historia, tradi¢cdes, cultura e gastronomia, a par de paisagens deslumbrantes, desconhecidas dos olhares dos menos atentos, serra acima, serra abaixo, conquistadas nos trilhos ao volante dos “unicos” 4X4.
A modalidade turistica desportiva colocou no mapa veredas e lugares esquecidos e quase inacessiveis e contribuí-o de forma determinante para encorajar Muitos projetos de hotelaria local. Com uma enorme projeção na comunicação social, apoio das entidades locais e desimanação de clubes um pouco por todo o país, os “jeep’s” como genericamente sao designados, têm “desbravado” o tal Portugal desconhecido revelando-o a milhares de portugueses, ávidos de conhecer oseu país, de forma mais eficaz que qualquer campanha publicitária.
A aventura da descoberta continua!
Ah, se nao o TT e estes vintes anos de felicidade a esta solidão de caminhos onde ja ninguém passa, nem homem nem besta, eu nao era quem sou e Portugal nao era em mim o pais incrivel que persiste ser!
In não se encontra o que se procura, Miguel Sousa Tavares.