Galeria UMM

A UMM na Motor Expo - FIL - 1988

Na década de 1970 a empresa Cournil entra em liquidação e é o filho, Alain Cournil, que retoma o projeto, que evolui para um modelo em que fornece o exército e os bombeiros franceses. É, então, que entra em cena a UMM – União Metalo-Mecânica, empresa portuguesa que decide lançar um novo veículo. Em Portugal, em 1977, são lançados três modelos: o Tracteur, o Randonneur e o Entrepreneur. Sobrevive este último e depois de um negócio de venda de veículos ao Exército. A UMM torna-se mais conhecida em solo a nível nacional e internacional, beneficiando da exposição que resulta da participação no mítico Paris-Dakar e cria novos modelos, entre os quais o Alter. Em 1985, a empresa deixa de produzir o UMM Cournil 4×4, mas continua a ser bem sucedida e a exportar para dezenas de países, com particular relevância para o mercado gaulês. A relevância da marca é tanta que, apesar de alguma celeuma, a 12 de maio de 1991, na visita à cidade do Funchal, o papa João Paulo II viaja a bordo de um jipe Alter especialmente adaptado, considerado muito mais fiável que o habitual “papa-móvel”. Segue-se um período de grandes dificuldades, até que a empresa entra em reestruturação em 1994. O crepúsculo da UMM dá-se com a entrada de Portugal na então Comunidade Económica Europeia e a liberalização do mercado, que facilita a entrada de veículos de marcas mais sofisticadas. Nesta galeria fazemos um tributo à única marca de veículos portuguesa que foi bem-sucedida… até determinado ponto.

Veículos em exposição:

MARCA

UMM

MODELO

ENTREPRENEUR 4X4

TIPO

MISTO

Nº LUGARES

8

MATRÍCULA

EJ-62-53

CILINDRADA

2304 CC

POTÊNCIA

66 CV

ANO

1984

REGISTOS

N/S

COR

VERMELHO

COMBUSTÍVEL

DIESEL

ORIGEM

PORTUGAL

LOCAL AQUISIÇÃO

COSTA DA CAPARICA

CERTIFICADO COMO VEÍCULO DE INTERESSE HISTÓRICO PELO ACP

Viatura exactamente igual ao primeiro UMM adquirido no mesmo ano pelo fundador do Óbidos Off Road Center, a qual dispõe da matrícula EJ-58-20.
Encontra-se a circular.

MARCA

UMM

MODELO

ENTREPRENEUR – COURNIL 4X4

TIPO

MISTO

Nº LUGARES

6

MATRÍCULA

GE-07-22

CILINDRADA

2112 CC

POTÊNCIA

62 CV

ANO

1982

REGISTOS

8

COR

AZUL

COMBUSTÍVEL

DIESEL

ORIGEM

PORTUGAL

LOCAL AQUISIÇÃO

LISBOA

CERTIFICADO COMO VEÍCULO DE INTERESSE HISTÓRICO PELO ACP

Veículo adquirido para o seviço da Biblioteca Nacional. Pelas suas características circulou muito pouco, tendo agora menos de 4000kms verdadeiros. Originalmente estava equipado com capota de fibra de cor branca.

MARCA

UMM

MODELO

ALTER 4X4 – PICK UP

TIPO

MERCADORIAS

Nº LUGARES

5

MATRÍCULA

UI-71-28

CILINDRADA

2488 CC

POTÊNCIA

67 CV

ANO

1990

REGISTOS

2

COR

BRANCO

COMBUSTÍVEL

DIESEL

ORIGEM

PORTUGAL

LOCAL AQUISIÇÃO

GUIMARÃES

CERTIFICADO COMO VEÍCULO DE INTERESSE HISTÓRICO PELO ACP

Deste modelo foram construídas algumas centenas de unidades, uma das quais serviu de base e foi adaptada para receber o Sto. Padre João Paulo II na sua visita episcopal ao Funchal em 1991, naquilo que foi o primeiro e único Papa-Móvel português.

MARCA

UMM

MODELO

ALTER II 4X4 – TURBO C/INTERCOOLER

TIPO

MISTO

MATRÍCULA

17-52-AX

CILINDRADA

2498 CC

POTÊNCIA

110 CV

ANO

1992

REGISTOS

2

COR

BRANCO

COMBUSTÍVEL

DIESEL

ORIGEM

PORTUGAL

LOCAL AQUISIÇÃO

MONTEMOR-O-NOVO

CERTIFICADO COMO VEÍCULO DE INTERESSE HISTÓRICO PELO ACP

Veículo aquirido para o serviço numa herdade no Alentejo.

MARCA

UMM

MODELO

ENTREPRENEUR 4X4

TIPO

MERCADORIAS

Nº LUGARES

2+2 (Por opção, na traseira)

MATRÍCULA

JD-12-96

CILINDRADA

2304 CC

POTÊNCIA

66 CV

ANO

1985

COR

VERMELHO

COMBUSTÍVEL

DIESEL

ORIGEM

PORTUGAL

LOCAL AQUISIÇÃO

VILA VERDE

CERTIFICADO COMO VEÍCULO DE INTERESSE HISTÓRICO PELO ACP

Na gama de veículos florestais, este pode considerar-se como o mais ligeiro desenhado par utilização em zonas apertadas e de acesso difícil. Pelas suas condições especiais de todo-o-terreno, pode transitar perfeitamente por caminhos não aptos a outros tipos de veículos, significando um primeiro socorro de grande eficácia. Este veículo é completado com um equipamento produtor de espuma de grande eficácia e especialmente indicado para fogos de hidrocarbonetos.
(reprodução integral de folheto promocional do carroçador INASI)

CARACTERÍSTICAS:
Reservatório de água com capacidade para 500L, reservatório de espuma com capacidade para 32L, dois carretéis com 50mt de mangueira e agulhetas de alta pressão.

OPERACIONALIDADE:
Adquirido novo, esteve ao serviço dos Bombeiros de Estremoz com a designação de PRONTO-SOCORRO LIGEIRO – PSL.

MARCA

UMM

MODELO

ENTREPRENEUR 4X4

TIPO

MERCADORIAS

Nº LUGARES

2

MATRÍCULA

NF-89-93

CILINDRADA

2304 CC

POTÊNCIA

66 CV

ANO

1983

REGISTOS

9

COR

VERMELHO

COMBUSTÍVEL

DIESEL

ORIGEM

PORTUGAL

LOCAL AQUISIÇÃO

ARRAIOLOS

CERTIFICADO COMO VEÍCULO DE INTERESSE HISTÓRICO PELO ACP

Viatura oferecida pela Câmara Municipal de Arraiolos à Corporação de Bombeiros como unidade de pronto socorro. Quando abatida ao serviço foi mais uma vez oferecida, desta vez à Associação de Caçadores de Ribeira de Ilhas (Arraiolos). Foi adquirida para a coleção por troca de um UMM Entrepreneur de caixa fechada e 8 lugares.

MARCA

UMM

MODELO

ALTER 1 4X4

TIPO

MERCADORIAS

Nº LUGARES

2

MATRÍCULA

OL-00-78

CILINDRADA

2498 CC

POTÊNCIA

76 CV

ANO

1988

REGISTOS

6

COR

VERMELHO

COMBUSTÍVEL

DIESEL

ORIGEM

PORTUGAL

LOCAL AQUISIÇÃO

AMADORA

CERTIFICADO COMO VEÍCULO DE INTERESSE HISTÓRICO PELO ACP

Adquirida pelos Bombeiros Voluntários de Valença, serviu com VTPT 01*, sendo a unidade nº 1 da frota.
*Veículo Táctico Urbano e Florestal de Transporte de Pessoal

MARCA

UMM

MODELO

ENTREPENEUR 4X4

TIPO

MISTO

Nº LUGARES

2 OU 8

MATRÍCULA

N/S

CILINDRADA

2498 CC

POTÊNCIA

67 CV

ANO

N/S

REGISTOS

N/S

COR

BRANCO

COMBUSTÍVEL

DIESEL

Nº SÉRIE

N/S

LOCAL AQUISIÇÃO

ÓBIDOS

EXEMPLAR PARA FORMAÇÃO

Chassis adquirido com o objetivo de facilitar as ações de formação de condução todo-o-terreno, realizadas pelo Óbidos Off Road Center.
A carroçaria foi propositadamente cortada para proporcionar acesso visual à cadeia cinemática, nomeadamente: Caixa de velocidades, caixa auxiliar, veios de transmissão e diferenciais. O motor foi retirado para facilitar a visão do conjunto.
Exemplar único no país.

© 2024-2025 Óbidos Off Road Center. Desenvolvido por 3RINDADE